Gestalt Terapia: viver o aqui e agora de forma autêntica e saudável
A Gestalt-terapia foi criada por Fritz Perls e Laura Perls em 1951, é uma abordagem existencial humanista,
Seu enfoque clínico está no conceito de aqui e agora, levando-se em consideração aquilo que é apresentado como fenômeno no momento atual – sem negar o histórico do paciente. Esse conceito ajuda o indivíduo a ficar mais consciente de suas reações e ao que está acontecendo naquele exato momento.
Ela também se baseia nos conceitos de atenção e aceitação da experiência. Ter atenção, para a terapia Gestalt, significa ter um olhar atento a si mesmo, percebendo como estão seus sentimentos, suas emoções e reações diante do momento atual, para que não haja escapatória daquilo que se experimenta.
Não importa qual seja o sentimento percebido – raiva, tristeza, alegria, orgulho –, o indivíduo deve ter atenção, percebê-lo, compreendê-lo e, finalmente, aceitá-lo.
Em vez de tentar reverter os sentimentos ruins e transformá-los em bons, a Gestalt auxilia os pacientes a aceitarem aquilo pelo que estão passando porque, quando não o fazem, eles acabam reprimindo esse sentimento. Essa repressão causa muito mal-estar, podendo se manifestar até mesmo de forma física.
Outro conceito importante para essa abordagem é a responsabilidade. O indivíduo deve se comprometer e se responsabilizar pelo que faz, pelo que sente e como reage às suas experiências.
Sem espaço para colocar a culpa em outras pessoas, ele passa a se ver como único ou principal responsável por sua vida, o que o estimula a tomar o controle sobre ela novamente.
A psicologia da Gestalt pode ajudá-lo a se tornar mais independente e consciente do seu lugar no mundo.
Assim, há um interesse na compreensão de como aquele organismo funciona e de como produz determinados sintomas, pois entende-se que o cliente é constituído de múltiplas partes. Desta forma, a psicoterapia auxilia o cliente a ampliar a sua consciência, de forma a ser protagonista e responsável pela sua própria vida.